EnglishFrenchGermanSpainItalian DutchRussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplifiedcv

segunda-feira, 22 de março de 2010

Judeus do Nordeste - Salvador - Bahia

Celebração pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

LOCAL: Sinagoga Kahal Zur Israel, Rua do Bom Jesus (antiga Rua dos Judeus).
DATA: 27.01.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 17h

O QUE É: celebração pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: reunirá 500 pessoas, entre elas sobreviventes do holocausto que moram em Recife: Pola Berenstein, Luiz Kano, Suzi Krautamer e Moisés Lederman; o jornalista e escritor Ben Abraham, nascido na Polônia em 1924 e sobrevivente dos campos de concentração durante a ocupação alemã, e o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Seu navegador não suporta o vídeo.

Na programação consta uma cerimônia religiosa; apresentação de violinistas e leituras poéticas e a inauguração de duas exposições internacionais “Desenhos das Crianças de Terezín” e “Anne Frank - Uma História para Hoje”, que ficam em Recife até março. DATA: em 2005, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), como uma homenagem a ser realizada na data em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. Essa é a primeira vez que a cerimônia é realizada fora de São Paulo e Rio de Janeiro, na primeira sinagoga das Américas. SINAGOGA KAHAL ZUR ISRAEL: depois de recém-descoberta por arqueólogos, em 2002 foi restaurada e transformada em centro cultural. O prédio havia sido demolido no início do século XX, dando lugar a um banco e, depois, a uma casa de material elétrico. Durante o trabalho de recuperação, a equipe arqueológica removeu mais de 750 toneladas de terra e mil metros quadrados de reboco para descobrir a verdadeira configuração interna e identificar as mudanças ocorridas ao longo dos séculos. Entre as principais descobertas, está a cavidade com forma de piscina, encontrada no interior do imóvel e, após análises, confirmada como um mikvê, banheira usada em rituais de purificação, com as medidas de acordo com a tradição judaica. A primeira reforma depois de sua reinauguração foi iniciada em 2009 (370 anos depois da construção original). A segunda fase das obras inclui o projeto de acessibilidade.
Postado por mim. Fonte:  http://www.comunicacao.ba.gov.br/informes/2010/01/26/celebracao-pelo-dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocauto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário